AGRADECIMENTO

Caro jovem, é com muita alegria que agradeço você por ter participado do retiro diocesano da Pastoral da Juventude da Diocese de Jardim-MS, realizados nos dia 30 de Abril a 02 de Maio de 2010 em Guia Lopes da Laguna-MS na escola Basílio Barbosa, (Vide fotos). Estiveram presentes jovens da cidade de Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Nioaque, Guia Lopes da Laguna (a anfitriã), Jardim, Bonito, Bela Vista, Caracol, Porto Murtinho. Apenas os jovens da cidade de Bodoquena que não puderam estar presente.

O pregador do nosso retiro foi o nosso bispo Dom Jorge que por motivo de sua viagem para Assembléia dos Bispos em Brasília-DF, ficou conosco no Sábado pela manhã. Aproveitamos o restante do tempo para tratar de assuntos de interesse da PJ diocesana e forânica. De retiro passamos para encontro. Fizemos uma retrospectiva da história da Pastoral da Juventude da diocese de Jardim. Falamos da importância da Pastoral da Juventude nos dia de hoje, que apesar dos desafios não devemos desanimar. Organizamos uma nova coordenação da Pastoral da Juventude da Diocese de Jardim: Coordenador: Alexsander; Vice-coordenador: Leandro; Secretário(a): Karla; Vice-secretária: Rosilaine Tesoureiro: Humberto; Vice-tesoureiro: Maicom. Decidimos de fazer encontro de formação para os assessores da PJ. Deixamos prontos os cronogramas de todos os eventos deste ano de 2010, inclusive o DNJ. As duas foranias de Jardim e Pantaneira também se reuniram e preparam seus cronogramas. Fizemos questão de preparar todos os cronogramas pela dificuldade de se reunirmos devido à distância entre as paróquias e normalmente os jovens dizem: “eu não sabia”. Agora não quero ouvir os jovens dizendo que não sabia. É só olhar no blog e encontrará toda a programação da PJ. Falamos sobre a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio dos jovens, entre outros assuntos que tratamos com sucesso.

Aproveito este momento para acrescentar mais algumas coisas. A Pastoral da Juventude na paróquia já tem seu trabalho definido que é organizar bem durante o ano os três eventos da PJ: A semana da cidadania (Abril); A semana do Estudante (Agosto); o Dia Nacional da Juventude (DNJ) em Outubro. Aproveite este três momentos especiais para fazer uma boa evangelização em sua cidade. Fazem uma programação de visitas nas escolas, bairros e capelas da paróquia. Usem o data show e entre outros meios de comunição. Além das visitas, organize grandes concentrações no salão da paróquia ou até mesmo no ginásio de esporte. Lembre-se que existe material bom para isto, é só fazer o pedido com antecedência e se preparar bem. Usem os meios de comunicação que existem, como dizem o ditado popular: “Que tem boca vai a Roma”. A PJ paroquial deve organizar bem este três momentos forte de evangelização da juventude em sua cidade e paróquia.

Além dos três eventos, existem os “encontros de jovens” na paróquia. Devemos diferenciar o encontro da coordenação com os encontros de jovens. A coordenação de seis jovens e mais as equipes de oração, animação, acolhida entre outras equipes que existirem devem se reunir uma vez por semana para oração, estudo e organização das atividades pastorais. Se a coordenação se reúne uma vez por semana, para se preparar, e nesta mesma semana, se reúne com todos os jovens, seriam então dois encontros por semana. Um para a coordenação se preparar e outro para com todos os jovens. É necessário que a coordenação tenha um momento para se prepararem. A reclamação, é que muitas vezes, fazemos os encontros, sem se preparar bem. Isto acaba afastando, aqueles jovens que vem pela primeira vez. Se você se sente preparado para fazer uma vez por semana o encontro aberto para todos os jovens, tudo bem, que se faça. Caso contrário você pode fazer por quinzena, mensal, bimestral ou semestral o encontro aberto a todos os jovens. Pense bem nisso, em organizar bem o encontro da coordenação e o encontro com os jovens, porque disto depende o sucesso do grupo de jovens.

Quanto ao material a ser usado nos grupos de jovens está em aberto, ou seja, cada paróquia tem a liberdade de organizar seu material conforme a realidade de suas comunidades. Existem muito materiais que a PJ nacional nos oferece. A Casa da Juventude nos oferece muitos subsídios que podem estar sendo usado em nossos grupos. Temos o documento 85 da CNBB sobre a Evangelização da Juventude, desafios e perspectivas pastorais. Já tivemos formação sobre este livro e deve ser passado nos grupos de jovens em sua paróquia. Na verdade, este livro deve ser de cabeceira de nossa cama. A partir deste material temos muitas luzes para iluminar nossos grupos. A questão é fazer os jovens pesquisar e estudar estes materiais. Se a PJ paroquial estiver com dificuldade de organizar seu material, a coordenação diocesana pode pensar em um material específico para ser usado em todas as paróquias de nossa diocese.

Além dos três eventos e dos grupos de jovens, a PJ também tem o compromisso com os eventos de sua paróquia. Os jovens não podem se isolar somente em suas atividades da PJ, mas participar de outras atividades da paróquia conforme a orientação do pároco.

Apesar de alguns imprevistos, mesmo assim, o encontro superou a minha expectativa. Tivemos um momento com nosso bispo, conseguimos aproveitar o tempo para programarmos os eventos diocesanos e forânico. Com os jovens que tenho conversados depois do encontro disseram que saíram mais animados e sabendo o que fazer.

Estou muito feliz! Esta felicidade foi possível graça a sua colaboração. Que Deus no seu infinito amor retribui com muitas bênçãos em sua vida. Muito obrigado! Que Deus os abençoe hoje e sempre, você, sua família e todos os grupos de jovens. Amém!

Atenciosamente,

­­­­­­­­Padre Altair Rossati Ferreira

Assessor da Juventude da Diocese de Jardim-MS.

NOTAS IMPORTANTES

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

18 E 19 JARDIM
19 NIOAQUE

Maiores Informações:
19 Anastácio
19 e 20 Aquidauana

Setembro ADPJ

Outubro DNJ 2012 Miranda

VALE A PENA FAZER OS ENCONTROS

VALE A PENA FAZER OS ENCONTROS
Clik na imagem para baixar o conteúdo

Ofício Divino em Nioaque

 
 
 

Trabalhos da Pastoral da Juventude

Mensagem do Papa aos Jovens

...Quero lembrar aos jovens que se preparam para a jornada mundial da juventude que será realizado em Madri em 2011 que tem como lema “Pusemos a nossa esperança em um Deus vivo" que todos advertimos da necessidade de esperança, mas não de qualquer esperança, e sim de uma esperança firme e crível.
A política, a ciência, a tecnologia, a economia ou qualquer outro recurso material por si sós não são suficientes para oferecer a grande esperança à qual todos aspiramos. Nossa esperança só pode ser Deus...
 
Créditos: Foto do Top: Cruz de Gustavo Hermsdorff e Jovens da PJ de Guia Lopes da Laguna, Diocese de Jardim - MS. - Edição: Pascom - Miranda - Ms