Pastoral da Juventude olhando para a realidade Ampliada Nacional da PJ fez análise de conjuntura e olha as realidades dos regionais

Pastoral da Juventude olhando para a realidade

Ampliada Nacional da PJ fez análise de conjuntura e olha as realidades dos regionais




O segundo dia da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), 9/1, começou com a celebração eucarística presidida por Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande e Referencial do Setor Juventude da CNBB, retomando a história de nosso batizado a partir do batismo de Jesus.



Roberta Agustinho e Paula Grassi, Coordenação Nacional da PJ pelos Regionais Sul 1 e Sul 3 da CNBB, respectivamente, abriram a coordenação da plenária, resgatando a importância das mulheres na história do povo de Deus e o protagonismo e profetismo feminino.







No período da manhã os/as jovens visitaram as tendas de cada Regional, a fim de observar os desafios e destaques apresentados nas diversas realidades do Brasil. Posteriormente, realizaram um debate em grupo, a fim de partilhar os dados colhidos, culminando na montagem de um painel artístico.



Ainda no período da manhã, tivemos a fala de Dom Eduardo Pinheiro e de Pe. Carlos Sávio, este último Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB. Os temas que permearam suas falas passaram pela próxima Jornada Mundial da Juventude e a evangelização dos/as jovens no Brasil neste contexto.



A manhã desse segundo dia de ANPJ encerrou-se com uma homenagem a Pe. Sávio por toda sua contribuição na Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude, nesses 3 anos.





Logo após o almoço, foi dado início a análise de conjuntura com foco na vida da juventude, olhando para os aspectos eclesiais e sociais para iluminar o caminho a ser trilhado. Felipe Freitas, membro da Coordenação Nacional da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, fez a análise de conjuntura social. Trazendo o cenário político-econômico-social, onde, de forma pertinente, se encontra o contexto juvenil. Solange Rodrigues, assessora do ISER Assessoria, fez a análise de conjuntura eclesial, trazendo a caminhada da Pastoral da Juventude no Brasil, os documentos eclesiais e sobre a juventude neste contexto.



Seguindo essa análise, os/as delegados/as foram convidados/as a fazerem trabalhos em grupos para discutir as seguintes perguntas:



§ Quais destes aspectos afetam a vida da juventude mais diariamente?



§ Que outros aspectos não foram mencionados também atingem a vida da juventude?



§ Quais as boas sementes que estamos plantando, enquanto PJ?



Partindo das discussões, os grupos partilharam em plenária, o que se produziu em cada um desses debates.





Nestas reações à analise dos assessores, Felipe afirmou à plenária que “Articular uma ação na dimensão sócio-transformadora é uma das dificuldades levantadas”. Ele lembrou que essa é uma das dimensões que fazem parte das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Solange falou da necessidade de “[...] buscarmos elementos que precisam ser tecidos para iluminar o planejamento que a PJ vai fazer daqui para frente. Com a colaboração de cada um e de cada uma é que essa Ampliada se realizará”.



O segundo dia da ampliada encerrou-se com a Noite Cultural, onde se apresentou a Região Nordeste. Muita música, cores, sotaques, sorrisos e alegria nessa grande festa de cultura.






Segue em anexo o Diário de bordo com o relato acima e algumas imagens para que possa divulgar para seus contatos.
Clique e baixe

O vídeo com imagens do resumo do dia estão disponíveis no link: http://www.youtube.com/watch?v=mEB_6EGkvjU


Veja também a mensagem de Lourival Rodrigues, MA, para a juventude reunida na Ampliada Nacional da PJ de Imperatriz: http://www.youtube.com/watch?v=WttdkPaep_A



Fique ligado na TV PJ


Alguns momentos serão transmitidos através do sítio da PJ Nacional (www.pj.org.br). A participação também pode se dar através das redes sociais e de recados no mural do site da PJ. As mensagens recebidas também serão transcritas e divulgadas durante a ANPJ aos delegados presentes.



A equipe nacional do projeto do Teias da Comunicação programou a transmissão em tempo real de alguns momentos da Ampliada. Veja abaixo a programação da transmissão até quarta-feira, 12/1, e programa-se:



10/1 – segunda-feira



15h30 – Mesa: avaliando a caminha da PJ



18h – Testemunho da secretaria nacional



11/1 – terça-feira



9h – Ofício Divino da Juventude



10h30 – 1º momento do julgar: a fé e a opção pelo Reino – Pe. Wander Torres



12/1 – quarta-feira



10h – 2º momento do julgar: a sociedade que queremos – Alessandra Miranda



12h – 3º momento do julgar: Igreja de comunhão e participação: uma opção da PJ (Puebla, Medelín e Aparecida) – Pe. Wander Torres Costa



(Todos os horários estão de acordo com o horário brasileiro de verão)


Ampliada Nacional



A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude é a maior instância deliberativa da PJ. Nela se decidem os rumos e onde a PJ nacionalmente irá centrar forças nos próximos anos, tendo como luz o Evangelho, a realidade da juventude, a história da pastoral e os documentos e ações da Igreja, referentes à evangelização da juventude.



A ANPJ acontecerá nos dias 08 a 15 de janeiro com a temática “PJ: Missão e Profetismo” e o lema “Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!”.



Acesse o site da PJ e confira maiores informações: www.pj.org.br ou acompanhe em tempo real pelo Twitter: @pjnacional.

Equipe Teias da Comunicação - Pastoral da Juventude Nacional

NOTAS IMPORTANTES

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

18 E 19 JARDIM
19 NIOAQUE

Maiores Informações:
19 Anastácio
19 e 20 Aquidauana

Setembro ADPJ

Outubro DNJ 2012 Miranda

VALE A PENA FAZER OS ENCONTROS

VALE A PENA FAZER OS ENCONTROS
Clik na imagem para baixar o conteúdo

Ofício Divino em Nioaque

 
 
 

Trabalhos da Pastoral da Juventude

Mensagem do Papa aos Jovens

...Quero lembrar aos jovens que se preparam para a jornada mundial da juventude que será realizado em Madri em 2011 que tem como lema “Pusemos a nossa esperança em um Deus vivo" que todos advertimos da necessidade de esperança, mas não de qualquer esperança, e sim de uma esperança firme e crível.
A política, a ciência, a tecnologia, a economia ou qualquer outro recurso material por si sós não são suficientes para oferecer a grande esperança à qual todos aspiramos. Nossa esperança só pode ser Deus...
 
Créditos: Foto do Top: Cruz de Gustavo Hermsdorff e Jovens da PJ de Guia Lopes da Laguna, Diocese de Jardim - MS. - Edição: Pascom - Miranda - Ms