Ampliada Nacional avaliando a caminhada da Pastoral da Juventude - Terceiro dia‏

Ampliada Nacional avaliando a caminhada da Pastoral da Juventude

Jovens de todo o Brasil estão reunidos na cidade de Imperatriz, MA no Centro Diocesano Anajás.`



Fonte: http://www.pj.org.br/noticias.php?op=ExibeNoticia&idNot=556


Na mística do Ofício Divino da Juventude (ODJ) demos início ao terceiro dia da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), que acontece na cidade de Imperatriz, MA, com a participação de cerca de 100 pessoas oriundas de todas as regiões do país.



A partir da realidade e aconchegados pelo sol da manhã, aconteceu o ofício divino relembrando a criação, para que iluminados pela mãe terra, o dia iniciasse e permanecesse cheio de desejos e vidas, para a continuidade do seguimento a Jesus Cristo.



Os trabalhos do dia começaram com Ângela Maria (Nordeste 4) e Adriano de Martini (Sul 4), fazendo a leitura das poesias “Profetizar”, “Nordeste” e “Luar”.



A coordenação do dia convidou a jovem Roberta Agustinho (Sul 1) para que pudesse explicar quais foram os objetivos dos questionários enviados pelo Brasil em preparação à ANPJ. Os questionários ficaram dispostos em links na Internet e se destinavam aos grupos de base, assessores, dioceses, regionais da CNBB, militância, clero e centros e Institutos de Juventude. Apresentado os objetivos, os delegados/as foram encaminhados para os sete grupos de trabalhos relacionados aos questionários, para analisar e discutir as respostas enviadas e dar apontamentos.



Finalizando a manhã, a Ampliada contou com as contribuições da assessoria de Alessandra Miranda (Casa da Juventude – Goiânia/GO) e Solange Rodrigues (ISER-Assessoria). Alessandra enfatizou para que “O ver do processo convoque a projetar de forma concreta a caminhada da construção do Reino no meio da Juventude”. Na fala de Solange é reforçado que “A PJ tem uma proposta de ação evangelizadora para propor, indicar e encaminhar aos grupos. E, precisamos fazer isso muito bem!”.



A tarde iniciou com uma mesa de avaliação da caminhada da PJ Nacional. Compuseram essa mesa Renato Borges (Comissão Nacional de Assessores/as da PJ), Elis Souza (Nordeste 3), Luis Duarte (Centro-Oeste), Alex Piero (PJ Sul 1) e Felipe Freitas (Coordenação Nacional da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens).



A mesa começou com a fala de Renato sobre a ANPJ de Salgado, SE, em 2005, e ANPJ de Palmas, TO. Elis Souza trouxe em sua fala a organicidade da PJ Nacional. “Que essa organização seja missionária, participativa, com tarefas diferentes, mas, todos os papéis importantes”. Luís Duarte alertou para a importância da participação da PJ no Projeto de Revitalização Latino-Americano da PJ, proposto pelo CELAM. Ele trouxe o seguinte desafio: “Como o Brasil pode apresentar tudo que ele pode fazer para esse projeto? É um desafio!” E, na mística do caminho à Jerusalém, nos recorda que “Somos testemunhas da ressurreição, somos testemunhas da vida!”. Alex baseou sua fala na intervenção política, focando no exercício do poder nas esferas privadas (íntimas) e públicas. Concluindo a mesa, Felipe relatou e contextualizou a Campanha.



Testemunha da Secretária Nacional da PJ



Hildete Emanuele, atual secretária nacional da PJ, começou sua fala partilhando, sua realidade, casa, família e comunidade na cidade de Salvador, BA, entre outros fatores que alicerçaram sua disponibilidade e serviço, ao longo de três anos, se doando na Secretaria Nacional da PJ. Onde, sem dúvida, foi possível acumular muitas/os rostos, cheiros, sabores, delícias, amizades, vida em doação, missão, serviço... Fazendo um depoimento do histórico do tempo de serviço na Secretaria nacional da PJ.



As novas proposições para a Secretaria Nacional da PJ



Após o testemunho, Hildete apresentou as duas indicações dos regionais da CNBB, para o serviço da Secretaria Nacional da PJ. Jovens preparados, com processo de desenvolvimento na PJ, bem como com um bom histórico de militância, permitindo acumular competências e habilidades necessárias ao serviço/missão ao qual estão se disponibilizando. Hildete leu duas cartas de apresentação, dos jovens Thiesco Crisóstomo, da cidade de Marabá, PA (Norte 2) e Gabriel Jaste, da cidade São João de Meriti, RJ (Leste 1), atualmente, ambos são da equipe nacional do projeto Teias da Comunicação. O processo de eleição do novo secretário será feito no dia 15/1.



Trabalho em grupo



À noite, os trabalhos continuaram à noite com grupos de estudo de questões-chave para a PJ Nacional: Projetos Nacionais da PJ; Setor Juventude da CNBB; Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens; Projeto de Revitalização da PJ Latino-americana; Organização e Organicidade da PJ Nacional e Intervenção política.



A proposta dos grupos era produzir três grandes desafios acerca de cada uma das questões propostas. De fato, todos os grupos foram extremamente produtivos, possibilitando uma discussão mais aprofundada e pormenorizada. Voltando à plenária, foram apresentadas as produções de cada grupo. O dia foi concluído com uma oração.



Projeto Nacional Teias da Comunicação da Pastoral da Juventude

Confira as fotos deste terceiro dia: http://goo.gl/bGhV8

Acompanhe ao vivo a transmissão da Ampliada: http://goo.gl/vIb7b

Veja e divulgue o Diário de bordo com fotos e texto sobre a Ampliada: http://www.pj.org.br/informativos/3dia.pdf

Pastoral da Juventude olhando para a realidade Ampliada Nacional da PJ fez análise de conjuntura e olha as realidades dos regionais

Pastoral da Juventude olhando para a realidade

Ampliada Nacional da PJ fez análise de conjuntura e olha as realidades dos regionais




O segundo dia da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), 9/1, começou com a celebração eucarística presidida por Dom Eduardo Pinheiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande e Referencial do Setor Juventude da CNBB, retomando a história de nosso batizado a partir do batismo de Jesus.



Roberta Agustinho e Paula Grassi, Coordenação Nacional da PJ pelos Regionais Sul 1 e Sul 3 da CNBB, respectivamente, abriram a coordenação da plenária, resgatando a importância das mulheres na história do povo de Deus e o protagonismo e profetismo feminino.







No período da manhã os/as jovens visitaram as tendas de cada Regional, a fim de observar os desafios e destaques apresentados nas diversas realidades do Brasil. Posteriormente, realizaram um debate em grupo, a fim de partilhar os dados colhidos, culminando na montagem de um painel artístico.



Ainda no período da manhã, tivemos a fala de Dom Eduardo Pinheiro e de Pe. Carlos Sávio, este último Assessor Nacional do Setor Juventude da CNBB. Os temas que permearam suas falas passaram pela próxima Jornada Mundial da Juventude e a evangelização dos/as jovens no Brasil neste contexto.



A manhã desse segundo dia de ANPJ encerrou-se com uma homenagem a Pe. Sávio por toda sua contribuição na Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude, nesses 3 anos.





Logo após o almoço, foi dado início a análise de conjuntura com foco na vida da juventude, olhando para os aspectos eclesiais e sociais para iluminar o caminho a ser trilhado. Felipe Freitas, membro da Coordenação Nacional da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, fez a análise de conjuntura social. Trazendo o cenário político-econômico-social, onde, de forma pertinente, se encontra o contexto juvenil. Solange Rodrigues, assessora do ISER Assessoria, fez a análise de conjuntura eclesial, trazendo a caminhada da Pastoral da Juventude no Brasil, os documentos eclesiais e sobre a juventude neste contexto.



Seguindo essa análise, os/as delegados/as foram convidados/as a fazerem trabalhos em grupos para discutir as seguintes perguntas:



§ Quais destes aspectos afetam a vida da juventude mais diariamente?



§ Que outros aspectos não foram mencionados também atingem a vida da juventude?



§ Quais as boas sementes que estamos plantando, enquanto PJ?



Partindo das discussões, os grupos partilharam em plenária, o que se produziu em cada um desses debates.





Nestas reações à analise dos assessores, Felipe afirmou à plenária que “Articular uma ação na dimensão sócio-transformadora é uma das dificuldades levantadas”. Ele lembrou que essa é uma das dimensões que fazem parte das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Solange falou da necessidade de “[...] buscarmos elementos que precisam ser tecidos para iluminar o planejamento que a PJ vai fazer daqui para frente. Com a colaboração de cada um e de cada uma é que essa Ampliada se realizará”.



O segundo dia da ampliada encerrou-se com a Noite Cultural, onde se apresentou a Região Nordeste. Muita música, cores, sotaques, sorrisos e alegria nessa grande festa de cultura.






Segue em anexo o Diário de bordo com o relato acima e algumas imagens para que possa divulgar para seus contatos.
Clique e baixe

O vídeo com imagens do resumo do dia estão disponíveis no link: http://www.youtube.com/watch?v=mEB_6EGkvjU


Veja também a mensagem de Lourival Rodrigues, MA, para a juventude reunida na Ampliada Nacional da PJ de Imperatriz: http://www.youtube.com/watch?v=WttdkPaep_A



Fique ligado na TV PJ


Alguns momentos serão transmitidos através do sítio da PJ Nacional (www.pj.org.br). A participação também pode se dar através das redes sociais e de recados no mural do site da PJ. As mensagens recebidas também serão transcritas e divulgadas durante a ANPJ aos delegados presentes.



A equipe nacional do projeto do Teias da Comunicação programou a transmissão em tempo real de alguns momentos da Ampliada. Veja abaixo a programação da transmissão até quarta-feira, 12/1, e programa-se:



10/1 – segunda-feira



15h30 – Mesa: avaliando a caminha da PJ



18h – Testemunho da secretaria nacional



11/1 – terça-feira



9h – Ofício Divino da Juventude



10h30 – 1º momento do julgar: a fé e a opção pelo Reino – Pe. Wander Torres



12/1 – quarta-feira



10h – 2º momento do julgar: a sociedade que queremos – Alessandra Miranda



12h – 3º momento do julgar: Igreja de comunhão e participação: uma opção da PJ (Puebla, Medelín e Aparecida) – Pe. Wander Torres Costa



(Todos os horários estão de acordo com o horário brasileiro de verão)


Ampliada Nacional



A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude é a maior instância deliberativa da PJ. Nela se decidem os rumos e onde a PJ nacionalmente irá centrar forças nos próximos anos, tendo como luz o Evangelho, a realidade da juventude, a história da pastoral e os documentos e ações da Igreja, referentes à evangelização da juventude.



A ANPJ acontecerá nos dias 08 a 15 de janeiro com a temática “PJ: Missão e Profetismo” e o lema “Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!”.



Acesse o site da PJ e confira maiores informações: www.pj.org.br ou acompanhe em tempo real pelo Twitter: @pjnacional.

Equipe Teias da Comunicação - Pastoral da Juventude Nacional

E começou a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude...

E começou a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude...

Encontro reúne jovens e assessores de todo o país.





Foram nas quentes e acolhedoras terras de Imperatriz no estado do Maranhão, que neste sábado, 7, se iniciou a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) no Centro Diocesano Anajás. Estão reunidas cerca de cem pessoas, entre jovens delegados/as, assessores/as, leigos/as, padres e religiosos, e bispos, vindos dos vários Regionais da CNBB, foram chegando durante toda a semana. Muitos rostos, olhares, sentimentos, cheiros e gostos formam a diversidade que cá estão reunidas.



Elis Souza (Nordeste 3) e Claudinei Lima (Sul 2) deram início à abertura da Ampliada, declamando um texto sobre a Missão e organização da Pastoral da Juventude no Brasil. Logo em seguida, Hildete Emanuele, Secretária Nacional da PJ, convidou cada um/a da Coordenação Nacional da PJ e da Comissão Nacional de Assessores/as da PJ, chamando pela região geográfica de nosso país. Após estas palavras foi a vez da acolhida e apresentação dos delegados, delegadas e convidados.



A mesa de abertura foi composta por Frankelly Silva (coordenadora do Grupo Jovem GUC - Grupo Unido em Cristo) de Imperatriz, Hildete Emanuele (Secretária Nacional da PJ), Claudio Jonhson (Nordeste V), Dom Gilberto Pastana (Bispo Diocesano de Imperatriz), Dom Eduardo Pinheiro (Bispo Referencial do Setor Juventude da CNBB, Dom Vilson Basso (Bispo Referencial da Juventude do Nordeste 5-MA), Pe. Carlos Sávio (Assessor do Setor Juventude da CNBB) e Raquel Pulita (Comissão Nacional de Assessores/as da PJ).



A acolhida inicial foi feita por Dom Gilberto, destacando a alegria de receber a juventude do Brasil na diocese de Imperatriz. Ao se dirigir aos/as jovens/as da Ampliada, Hildete afirma “Vocês fazem parte da história da PJ [...] aproveitem, rezem e sintam cada sinal dessa Ampliada. Deus se manifesta em cada sinal simples. Percebam os sinais de Deus para Pastoral. Acolhamos esses sinais.” A assessora Raquel Pulita reforçou que não deixemos de nos inspirar na Mãe Aparecida, “Sejamos discípulos missionários.” Para Dom Eduardo “[...] é uma Providência Divina a Ampliada Nacional da PJ acontecer entre duas grandes festas da Igreja, que é a Epifania e o Batismo do Senhor.” E, fechando a rodada de falas, Dom Vilson, com carinho de Pai e Pastor, nos relembrou que “A Conferência Episcopal de Puebla foi a semente que fez desabrochar o trabalho com juventude na Igreja do Brasil”. Em seu testemunho, ele falou “Nesses 31 anos a PJ foi uma escola para a juventude [...] depois deste tempo todo, a paixão pela juventude continua mais forte.” Ao finalizar, enfatizou que “É necessário procurar decisões simples, concretas e possíveis de serem realizadas”.



Após a mesa de abertura, foi apresentado um vídeo com mensagens de jovens brasileiros/as, de outros países, assessores/as e tantos/as outros/as que amam e trilham ou já trilharam seus caminhos na Pastoral da Juventude. Foi um momento de grande alegria e memória da caminhada da PJ no Brasil.





O primeiro dia encerrou-se com Celebração Eucarística de abertura na Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Fátima, animada pelos jovens da Pastoral da Juventude da diocese de Imperatriz e presidida por dom Gilberto, que durante a homilia, pediu aos participantes que não nos esqueçamos da realidade da juventude dos grupos de base das comunidades eclesiais, pois é a ela a razão de sermos e fazermos pastoral.







Fique ligado na TV PJ



Alguns momentos serão transmitidos através do sítio da PJ Nacional (www.pj.org.br). A participação também pode se dar através das redes sociais e de recados no mural do site da PJ. As mensagens recebidas também serão transcritas e divulgadas durante a ANPJ aos delegados presentes.





A equipe nacional do projeto do Teias da Comunicação programou a transmissão em tempo real de alguns momentos da Ampliada. Veja abaixo a programação da transmissão até quarta-feira, 12/1, e programa-se:





9/1 – domingo


15h – Análise da conjuntura – Solange Rodrigues e Felipe Freitas


10/1 – segunda-feira


15h30 – Mesa: avaliando a caminha da PJ


18h – Testemunho da secretaria nacional


11/1 – terça-feira


9h – Ofício Divino da Juventude


10h30 – 1º momento do julgar: a fé e a opção pelo Reino – Pe. Wander Torres


12/1 – quarta-feira


10h – 2º momento do julgar: a sociedade que queremos – Alessandra Miranda


12h – 3º momento do julgar: Igreja de comunhão e participação: uma opção da PJ (Puebla, Medelín e Aparecida) – Pe. Wander Torres Costa



(Todos os horários estão de acordo com o horário brasileiro de verão)



Ampliada Nacional



A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude é a maior instância deliberativa da PJ. Nela se decidem os rumos e onde a PJ nacionalmente irá centrar forças nos próximos anos, tendo como luz o Evangelho, a realidade da juventude, a história da pastoral e os documentos e ações da Igreja, referentes à evangelização da juventude.



A ANPJ acontecerá nos dias 08 a 15 de janeiro com a temática “PJ: Missão e Profetismo” e o lema “Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!”.








Acesse o site da PJ e confira maiores informações: www.pj.org.br ou acompanhe em tempo real pelo Twitter: @pjnacional.

Equipe Teias da Comunicação da Pastoral da Juventude








































Inicia hoje a Ampliada Nacional da PJ‏

Inicia hoje a Ampliada Nacional da PJ

Tem início hoje, com transmissão virtual, a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude - ANPJ.



A partir das 15h, horário local e 16h no horário de Brasília, acontecerá a abertura oficial da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude em Imperatriz/MA. A abertura contará com a presença de dom Gilberto Pastana, bispo da diocese de Imperatriz, dom Eduardo Pinheiro, bispo referencial do Setor Juventude - CNBB, dom Vilson Basso, ex-assessor nacional do Setor Juventude e bispo da diocese de Caxias, padre Carlos Sávio, assessor nacional do Setor Juventude - CNBB, Hildete Emanuele, Secretaria Nacional da PJ, Cláudio Jonhson, membro da Coordenação Nacional da PJ pelo Regional Nordeste V, que nos acolhe, e Raquel Pulita, da Comissão Nacional de Assessores da PJ.


A Ampliada Nacional é a maior instância deliberativa da PJ. Nela se decidem os rumos e onde a PJ nacionalmente irá centrar forças nos próximos anos, tendo como luz o Evangelho, a realidade da juventude, a história da pastoral e os documentos e ações da Igreja, referentes à evangelização da juventude. A ANPJ acontece nos dias 08 a 15 de janeiro com a temática “PJ: Missão e Profetismo” e o lema “Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!”. Alguns momentos serão transmitidos através do sítio da PJ Nacional (www.pj.org.br). A participação também pode se dar através de nossas redes sociais e de recados no mural do site da PJ, pois essas falas serão transcritas e divulgadas aos delegados e delegadas na ANPJ.


ORAÇÃO DA AMPLIADA DE IMPERATRIZ



Deus Libertador, no chão sagrado de Imperatriz, terra que foi banhada pelo sangue do Padre Josimo, queremos, neste tempo de escuta e discernimento, alimentar o nosso profetismo e sair em missão neste imenso país anunciando o Teu Reino, na utopia da Civilização do Amor, para que a vida da juventude seja amada, cuidada e defendida.



Como discípulos e discípulas do Teu Filho Jesus Cristo, almejamos, nestas terras maranhenses quentes e alegres, por onde corre o Rio Tocantins e onde se organizam tantas lideranças jovens, olhar a nossa história, rever os nossos projetos, partilhar vidas e sonhos, para projetar a nossa caminhada.



Fortalecendo a MISSÃO CONTINENTAL, seguindo os passos do amigo JESUS, esperamos viver intensamente os passos desse momento de CONVERSÃO, passando por Emaús, Belém, Nazaré, Betânia, Samaria, para chegarmos à terra da VIDA, a cidade do Reino e da RESSURREIÇÃO, a linda Jerusalém.


Alimentados pela MÍSTICA E CONSTRUÇÃO, com os ensinamentos dos CAMINHOS DE ESPERANÇA, tecendo as redes das TEIAS DA COMUNICAÇÃO e dialogando com a diversidade do AJURI, desejamos anunciar que A JUVENTUDE QUER VIVER.


Que a nossa amada PJ, os nossos grupos de jovens e todas as delegações da nossa ampliada impulsionadas e impulsionados pelo Espírito Santo, assim como Josimo, Gisley e tantos e tantas mártires da caminhada continuem girando o mundo e gritando: CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS.


Que a nossa Jovem Negra Mariana, a Mãe Aparecida, continue nos acompanhando ao longo das nossas vidas e das nossas trajetórias pastorais.







Amém! Axé! Awerê! Aleluia!











NOTAS IMPORTANTES

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

18 E 19 JARDIM
19 NIOAQUE

Maiores Informações:
19 Anastácio
19 e 20 Aquidauana

Setembro ADPJ

Outubro DNJ 2012 Miranda

VALE A PENA FAZER OS ENCONTROS

VALE A PENA FAZER OS ENCONTROS
Clik na imagem para baixar o conteúdo

Ofício Divino em Nioaque

 
 
 

Trabalhos da Pastoral da Juventude

Mensagem do Papa aos Jovens

...Quero lembrar aos jovens que se preparam para a jornada mundial da juventude que será realizado em Madri em 2011 que tem como lema “Pusemos a nossa esperança em um Deus vivo" que todos advertimos da necessidade de esperança, mas não de qualquer esperança, e sim de uma esperança firme e crível.
A política, a ciência, a tecnologia, a economia ou qualquer outro recurso material por si sós não são suficientes para oferecer a grande esperança à qual todos aspiramos. Nossa esperança só pode ser Deus...
 
Créditos: Foto do Top: Cruz de Gustavo Hermsdorff e Jovens da PJ de Guia Lopes da Laguna, Diocese de Jardim - MS. - Edição: Pascom - Miranda - Ms