Atividades Permanentes das PJs - 2011 (Temas e Lemas)

Atividades Permanentes das PJs refletem sobre segmentos mais vulneráveis as mazelas



(Por Edney Santos Mendonça
Representante da PJ no CONJUVE)


As atividades permanentes das PJs sempre trazem em si reflexões sobre a vida da juventude, seus direitos e também sua luta.


A Semana da Cidadania que normalmente se realiza de 14 a 21 de abril ano que vem terá o tema: Juventude, terra viva. Vamos refletir a questão da Terra que mata tantos e tantas, mas também a juventude que é essa terra boa de que nasce grandes árvores que dão tantos frutos pra sociedade. O Lema: Da mãe terra, esperança e resistência, nos leva a repensar os modelos de desenvolvimento ao interior, ao campo, às comunidades ribeirinhas que tanto clamam pelos seus direitos e uma vida digna. A Parábola do semeador Mt 13, nos iluminará para vermos as terras em que cai a semente.


A Semana do Estudante que compreende o dia do estudante 11 de agosto, esse ano de ser de 8 a 14 de agosto, será iluminada pela Multiplicação dos Pães em Mc 6, 39-44, que iluminará a resistência e a perseverança dos jovens indígenas e negros que tanto sofrem desde a colonização desta Terra. O tema é: Juventude negra e indígena: comunidades de resistência. No Lema: Dos tambores e cirandas, à luta pela vida traremos tantos elementos da cultura destes povos dos quais o Brasil tem uma grande dívida social.


Encerrando nosso ciclo de atividades em 30 de Outubro de 2011 o Dia Nacional da Juventude traz um tema muito antigo, mas que tem ganhado cada vez mais força nos temos atuais. Vamos Valorizar a Mulher com o Tema: Juventude e protagonismo feminino. Assim, daremos mais visibilidade a tantas jovens que doam suas vidas nos grupos de base, nos movimentos populares e sociais, nas ONGs, nas cordenações das Pastorais e na sociedade Brasileira. Com sua energia, beleza e resistência construirá nosso Lema: Jovens mulheres tecendo relações de vida. Tudo isso iluminado pela Mulher samaritana Jo 4,1-42.


Ano de 2011, ano de muita mística, muita luta, muita resistência em favor desses setores da juventude que são os mais atingindos pelas desisgualdades sociais.



FORÇA NA LUTA E NA RESISTÊNCIA

PJ da Diocese de Jardim celebra os 25 anos do DNJ

Os jovens de toda diocese de Jardim, Marcharam contra a violência, com muita reza e muita festa, no dia 24 de outubro, comemorando o Jubileu de Prata do Dia Nacional da Juventude.
Evento que é celebrado em todo o pais, na nossa diocese aconteceu na cidade de Dois Irmãos do Buriti com a presença de lideranças jovens, do acessor diocesano Pe. Altair, Pe. Benedito, pároco de Dois Irmãos e outros padres da diocese que se fizeram presentes. Nosso bispo diocesano, Dom Jorge animou e motivou os jovens. No trajeto, entre orações e reflexões, foi despertado nos jovens o desejo de lutar pela paz nas diversas comunidades paroquiais representadas.

Fica no coração de cada jovem participante da diocese de Jardim o desejo de continuar em sua paróquia, pastoral ou movimento a caminhada e luta contra a violência como verdadeiros jovens missionários.
Fica no coração de todos que ajudaram na coordenação, a alegria de trabalharem unidos pelo reino de Deus.
Fica no coração das equipes de apoio a satisfação do trabalho realizado.
Que Deus abençoe a todos e faça nascer e crescer as sementes lançadas.
Postado por: Eliane Maria Silva
Paróquia N. Sra. do Carmo
Miranda-MS

NOTAS IMPORTANTES

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

18 E 19 JARDIM
19 NIOAQUE

Maiores Informações:
19 Anastácio
19 e 20 Aquidauana

Setembro ADPJ

Outubro DNJ 2012 Miranda

VALE A PENA FAZER OS ENCONTROS

VALE A PENA FAZER OS ENCONTROS
Clik na imagem para baixar o conteúdo

Ofício Divino em Nioaque

 
 
 

Trabalhos da Pastoral da Juventude

Mensagem do Papa aos Jovens

...Quero lembrar aos jovens que se preparam para a jornada mundial da juventude que será realizado em Madri em 2011 que tem como lema “Pusemos a nossa esperança em um Deus vivo" que todos advertimos da necessidade de esperança, mas não de qualquer esperança, e sim de uma esperança firme e crível.
A política, a ciência, a tecnologia, a economia ou qualquer outro recurso material por si sós não são suficientes para oferecer a grande esperança à qual todos aspiramos. Nossa esperança só pode ser Deus...
 
Créditos: Foto do Top: Cruz de Gustavo Hermsdorff e Jovens da PJ de Guia Lopes da Laguna, Diocese de Jardim - MS. - Edição: Pascom - Miranda - Ms