E começou a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude...

E começou a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude...

Encontro reúne jovens e assessores de todo o país.





Foram nas quentes e acolhedoras terras de Imperatriz no estado do Maranhão, que neste sábado, 7, se iniciou a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ) no Centro Diocesano Anajás. Estão reunidas cerca de cem pessoas, entre jovens delegados/as, assessores/as, leigos/as, padres e religiosos, e bispos, vindos dos vários Regionais da CNBB, foram chegando durante toda a semana. Muitos rostos, olhares, sentimentos, cheiros e gostos formam a diversidade que cá estão reunidas.



Elis Souza (Nordeste 3) e Claudinei Lima (Sul 2) deram início à abertura da Ampliada, declamando um texto sobre a Missão e organização da Pastoral da Juventude no Brasil. Logo em seguida, Hildete Emanuele, Secretária Nacional da PJ, convidou cada um/a da Coordenação Nacional da PJ e da Comissão Nacional de Assessores/as da PJ, chamando pela região geográfica de nosso país. Após estas palavras foi a vez da acolhida e apresentação dos delegados, delegadas e convidados.



A mesa de abertura foi composta por Frankelly Silva (coordenadora do Grupo Jovem GUC - Grupo Unido em Cristo) de Imperatriz, Hildete Emanuele (Secretária Nacional da PJ), Claudio Jonhson (Nordeste V), Dom Gilberto Pastana (Bispo Diocesano de Imperatriz), Dom Eduardo Pinheiro (Bispo Referencial do Setor Juventude da CNBB, Dom Vilson Basso (Bispo Referencial da Juventude do Nordeste 5-MA), Pe. Carlos Sávio (Assessor do Setor Juventude da CNBB) e Raquel Pulita (Comissão Nacional de Assessores/as da PJ).



A acolhida inicial foi feita por Dom Gilberto, destacando a alegria de receber a juventude do Brasil na diocese de Imperatriz. Ao se dirigir aos/as jovens/as da Ampliada, Hildete afirma “Vocês fazem parte da história da PJ [...] aproveitem, rezem e sintam cada sinal dessa Ampliada. Deus se manifesta em cada sinal simples. Percebam os sinais de Deus para Pastoral. Acolhamos esses sinais.” A assessora Raquel Pulita reforçou que não deixemos de nos inspirar na Mãe Aparecida, “Sejamos discípulos missionários.” Para Dom Eduardo “[...] é uma Providência Divina a Ampliada Nacional da PJ acontecer entre duas grandes festas da Igreja, que é a Epifania e o Batismo do Senhor.” E, fechando a rodada de falas, Dom Vilson, com carinho de Pai e Pastor, nos relembrou que “A Conferência Episcopal de Puebla foi a semente que fez desabrochar o trabalho com juventude na Igreja do Brasil”. Em seu testemunho, ele falou “Nesses 31 anos a PJ foi uma escola para a juventude [...] depois deste tempo todo, a paixão pela juventude continua mais forte.” Ao finalizar, enfatizou que “É necessário procurar decisões simples, concretas e possíveis de serem realizadas”.



Após a mesa de abertura, foi apresentado um vídeo com mensagens de jovens brasileiros/as, de outros países, assessores/as e tantos/as outros/as que amam e trilham ou já trilharam seus caminhos na Pastoral da Juventude. Foi um momento de grande alegria e memória da caminhada da PJ no Brasil.





O primeiro dia encerrou-se com Celebração Eucarística de abertura na Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Fátima, animada pelos jovens da Pastoral da Juventude da diocese de Imperatriz e presidida por dom Gilberto, que durante a homilia, pediu aos participantes que não nos esqueçamos da realidade da juventude dos grupos de base das comunidades eclesiais, pois é a ela a razão de sermos e fazermos pastoral.







Fique ligado na TV PJ



Alguns momentos serão transmitidos através do sítio da PJ Nacional (www.pj.org.br). A participação também pode se dar através das redes sociais e de recados no mural do site da PJ. As mensagens recebidas também serão transcritas e divulgadas durante a ANPJ aos delegados presentes.





A equipe nacional do projeto do Teias da Comunicação programou a transmissão em tempo real de alguns momentos da Ampliada. Veja abaixo a programação da transmissão até quarta-feira, 12/1, e programa-se:





9/1 – domingo


15h – Análise da conjuntura – Solange Rodrigues e Felipe Freitas


10/1 – segunda-feira


15h30 – Mesa: avaliando a caminha da PJ


18h – Testemunho da secretaria nacional


11/1 – terça-feira


9h – Ofício Divino da Juventude


10h30 – 1º momento do julgar: a fé e a opção pelo Reino – Pe. Wander Torres


12/1 – quarta-feira


10h – 2º momento do julgar: a sociedade que queremos – Alessandra Miranda


12h – 3º momento do julgar: Igreja de comunhão e participação: uma opção da PJ (Puebla, Medelín e Aparecida) – Pe. Wander Torres Costa



(Todos os horários estão de acordo com o horário brasileiro de verão)



Ampliada Nacional



A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude é a maior instância deliberativa da PJ. Nela se decidem os rumos e onde a PJ nacionalmente irá centrar forças nos próximos anos, tendo como luz o Evangelho, a realidade da juventude, a história da pastoral e os documentos e ações da Igreja, referentes à evangelização da juventude.



A ANPJ acontecerá nos dias 08 a 15 de janeiro com a temática “PJ: Missão e Profetismo” e o lema “Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!”.








Acesse o site da PJ e confira maiores informações: www.pj.org.br ou acompanhe em tempo real pelo Twitter: @pjnacional.

Equipe Teias da Comunicação da Pastoral da Juventude








































NOTAS IMPORTANTES

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

18 E 19 JARDIM
19 NIOAQUE

Maiores Informações:
19 Anastácio
19 e 20 Aquidauana

Setembro ADPJ

Outubro DNJ 2012 Miranda

VALE A PENA FAZER OS ENCONTROS

VALE A PENA FAZER OS ENCONTROS
Clik na imagem para baixar o conteúdo

Ofício Divino em Nioaque

 
 
 

Trabalhos da Pastoral da Juventude

Mensagem do Papa aos Jovens

...Quero lembrar aos jovens que se preparam para a jornada mundial da juventude que será realizado em Madri em 2011 que tem como lema “Pusemos a nossa esperança em um Deus vivo" que todos advertimos da necessidade de esperança, mas não de qualquer esperança, e sim de uma esperança firme e crível.
A política, a ciência, a tecnologia, a economia ou qualquer outro recurso material por si sós não são suficientes para oferecer a grande esperança à qual todos aspiramos. Nossa esperança só pode ser Deus...
 
Créditos: Foto do Top: Cruz de Gustavo Hermsdorff e Jovens da PJ de Guia Lopes da Laguna, Diocese de Jardim - MS. - Edição: Pascom - Miranda - Ms